segunda-feira, 7 de março de 2011

Ética, o que significa e como devemos colocá-la em prática.


A origem da palavra ética vem do grego "ethos" que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego para o latim "mos" (ou no plural "mores") que quer dizer costume , de onde vem a palavra moral. Tanto "ethos" caráter como "mos" (costume) indicam um tempo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele, como se fosse um instinto, mas que é adquirido ou conquistado pelo hábito (Vazquez).
Ao mesmo tempo em que há distinção na palavra ética e moral, lembrando que esta é o conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos em uma sociedade, elas não podem se separar, uma depende da outra. Já a ética é a reflexão sobre a ação  e a atitude do ser humano.
Façamos um exemplo para compreender melhor: quando vemos uma pessoa no carro arremessando uma latinha de refrigerante e ou cerveja na via pública, percebemos que ela rompeu com as normas e valores que regulamentam o comportamento humano na sociedade. Já a ética, é a reflexão sobre a atitude e o comportamento deste que atirou a latinha fora de carro.
No nosso dia-a-dia encontramos muitas atitudes sobre os quais podemos refletir: o comportamento exercido por pessoas, sejam eles graves ou não.
Embora há vários exemplos em nosso cotidiano, vivemos em uma sociedade pluralista e que deixa a desejar quanto ao nível educacional. A ética não é inata, mas provém da virtude humana, precisamos dar espaço à reflexão. O raciocínio é uma ferramenta para auxiliar o nosso modo de compreender e conhecer as coisas que estão ao nosso redor. Infelizmente há pessoas que não buscam refletir, vivem no senso comum.
Há muitos  modos em que podemos dizer se há ética ou não em nossas atitudes ou de outros: quando estamos em um hospital, devemos observar o silêncio, atendimentos nos estabelecimentos comerciais o funcionário deve estar atento ao cliente sendo cordial e prestativo; no trânsito respeitando os pedestres e ciclistas, enfim, na ausência de uma destas práticas o qual estará em falta a ética pois não haverá respeito ao outro e consequentemente aquele que vê seus atos fará uma reflexão e poderá dizer a si mesmo ou para o outro que falta da ética, ou também o contrário esta pessoa é ética.

Autor :Jaime Pavanelli

2 comentários:

  1. Ola!!!! Muito bom o texto que produziu e adorei as fotos que postou , realmente "é possivel ser ecológico sem perder a elegância" kkkk
    Abraços
    Caroline

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!A sua arte me faz refletir sobre a vida,sobre um mundo melhor para todos.

    ResponderExcluir